Blog

Acompanhe nosso dia-a-dia, informações sobre produtos, eventos, tendências tecnológicas e muitos mais.

Google fora do ar?!

Publicado por Origiweb
Compartilhar o artigo Google fora do ar?! no Facebook
Na Internet nem sempre o que você vê - ou no caso deixa de ver ou acessar - significa que é o que pensa ser. Vamos explicar melhor. Você imagina que o Google pode ficar offline? Se respondeu sim a esta pergunta, você respondeu corretamente, embora a probabilidade disso acontecer seja muito remota. Em termos de probabilidade, algo bem próximo de 0%. Isso porque a infra-estrutura do Google torna quase impossível que o seu site fique inacessível!
 
Quase impossível, não quer dizer que seja. Isso porque para acessar o Google, existe uma série de sistemas da infra-estrutura da Internet que devem também estar funcionando corretamente, como o seu provedor de acesso (ISP) e/ou operadora de telecom (Embratel, Vivo, Intelig, etc). Assim, por exemplo, se há um problema no link internacional que o seu provedor utiliza, você não conseguirá acesso aos servidores do Google, mas conseguirá acessar uma série de outros sites, sugerindo que haja um problema no Google, quando de fato não há.
 
Isso ocorreu ontem (14/05). Algumas conexões brasileiras não estavam dando acesso ao Google, ou quando o faziam, em velocidade muito abaixo da normal. A rara anomalia mostrou a dependência que as pessoas têm do Google, bem como uma idéia errônea de que um site inacessível é indício de que o mesmo esteja com problemas. Isso chegou a produzir situações inusitadas e até mesmo cômicas, como por exemplo:
 
GOOGLE_OFF.GIF
 
Sempre que algum site ficar inacessível, uma maneira de verificar se a inacessibilidade só afeta você ou um grupo de usuários, é usar ferramentas que realizam o acesso, como "anonimizers" ou proxys, como:
 
http://anonymouse.org/anonwww.html
http://www.hidemyass.com/
http://www.proxy-service.de/
http://www.guardster.com/free/
http://www.vtunnel.com/
http://www.diglet.org/
http://www.fastfreesurf.com/
http://www.zend2.com/
http://www.surf-anon.com/