Blog

Acompanhe nosso dia-a-dia, informações sobre produtos, eventos, tendências tecnológicas e muitos mais.

O que é propagação de DNS?

Publicado por Origiweb
Compartilhar o artigo O que é propagação de DNS? no Facebook
O que é propagação de DNS da qual as pessoas falam? Para entender a respeito da propagação de DNSs, você primeiro deve entender um pouco sobre como o DNS (Domain Name System) funciona. Quando você configura seu website em um novo provedor de acesso, a empresa de hospedagem cria os registros de DNS primário e secundário nos seus Servidores de Nomes de Domínio. Seu serviço de registro (a empresa para a qual você paga para usar o domínio) configura os DNSs da sua empresa de hospedagem, que no caso da Origiweb são, ns1.origiweb.com e ns2.origiweb.com. Através destas informações, sabe-se que endereço de onde seu site está hospedado, constam no Servidor Primário de Nomes de Domínio e no Servidor Secundário de Nomes de Domínio da Origiweb.
 
O domínio (algumacoisa.com.br) é o nome amigável usado para acessar o seu site. Quando alguém quer visitar seu site, coloca seu domínio no navegador. Porém para o conjunto de protocolos e regras que fazem a Internet "funcionar", um domínio na verdade pouco importa. O que leva você a usufruir de cada recurso de que a Internet dispõe, é o IP - um número que é o real endereço de um servidor responsável por hospedar um site ou qualquer outro recurso a ele associado (ftp, e-mail, banco de dados, etc). É aí que entram os servidores raiz de DNS - como são chamados os computadores responsáveis em transformar um domínio em seu respectivo IP. A partir deste número IP, seu site ou qualquer recurso associado, é encontrado e a conexão entre o seu computador e o servidor que o hospeda, é estabelecida. Existem 13 servidores DNS raiz no mundo todo e sem eles a Internet não funcionaria. Destes, dez estão localizados nos Estados Unidos da América, um na Ásia e dois na Europa. Para aumentar a base instalada destes servidores com a finalidade de incrementar a velocidade bem como distribuir melhor os dados, foram criadas réplicas localizadas por todo o mundo, incluindo o Brasil que por meio do registro.br faz parte da rede de réplicas desde 2003.
 
Também com o objetivo de aumentar a velocidade de resposta os ISPs (Internet Service Providers) ou simplesmente, provedores de acesso à Internet (Embratel, Virtua, Speedy, Brasil Telecom, Oi, Vivo, Claro, etc) tem seus próprios sistemas de DNS, que basicamente tem como objetivo manter um cache ou imagem temporária dos bancos de dados dos servidores raiz de DNS, para que cada vez que um usuário digite um domínio de um site, não tenha que recorrer a um servidor de raiz, diminuindo assim o tráfego na Internet, bem como reduzindo o caminho necessário até o servidor raiz de DNS. É este o maior ponto de gargalo ou o que é responsável pela propagação, porque ao contrário dos servidores raiz e de suas réplicas, a atualização destes servidores dos provedores, é feita em certos intervalos de tempo e não instantaneamente. Há provedores que realizam esta atualização com mais frequência que outros. Não há um padrão e eles podem ajustar a frequência de atualização desde algumas poucas horas, até alguns dias.
 
Muito se fala a respeito do assunto, com verdades e mentiras. Alguns dizem que o período de propagação é de 24, 48 ou 72 horas. O que de fato acontece, é que a maior parte dos bons provedores de acesso realiza mais de uma atualização diária e que, portanto, terão em seus sistemas as informações mais atualizadas do que aqueles que o fazem a intervalos maiores. Assim, ao fim das primeiras 24 horas após a alteração, boa parte das pessoas, já conseguirão acessar o seu site ou quaisquer recursos relacionados a ele.
 
Portanto, a propagação é o procedimento de atualização das informações de DNS de todos os servidores envolvidos no processo de navegação na Internet, ao redor do mundo, "resolvendo" o seu domínio em um número de IP correspondente e vice-versa. Para contornar este tipo de problema, não há muito o que se possa fazer, porém já há serviços gratuitos que são bastante superiores aos dos principais ISPs, como por exemplo, o do OpenDNS (http://www.opendns.com). A proposta é que se você configurar um serviço como este em seu computador, conseguirá visualizar sites que por outros provedores aparecem ainda em propagação e que quanto mais pessoas usarem o serviço, mais domínios o OpenDNS conseguirá "resolver" a intervalos cada vez menores de tempo.