Blog

Acompanhe nosso dia-a-dia, informações sobre produtos, eventos, tendências tecnológicas e muitos mais.

Problemas de DNS da Telefônica

Publicado por Origiweb
Compartilhar o artigo Problemas de DNS da Telefônica no Facebook

Como é de conhecimento de praticamente todos que utilizam os serviços de acesso à Internet através de "banda larga" ADSL Speedy, a qualidade nunca caracterizou o produto. Particularmente, desde abril de 2009 quando os servidores de DNS da Telefônica sofreram ataques de Crackers, o serviço tornou-se ainda pior e invariavelmente a navegação na Web, assim como serviços que dela se utilizam, tornaram-se ainda mais instáveis e por vezes impossíveis de serem realizados.

Apesar de "oficialmente" a Telefônica informar que o problema foi solucionado, na prática ainda hoje, passados dois meses da ocorrência, verificamos que não é verdade e muita gente ainda sofre dos mesmos problemas. Ou seja, vários sites ou serviços não conseguem ser acessados por usuários do Speedy. A solução definitiva, seria termos um prestador de serviço semelhante (Banda Larga ADSL), ao qual recorrer. Como muitas vezes não temos alternativa, há uma solução que na grande maioria dos casos minimiza os problemas de DNS do serviço Speedy - a configuração de DNS's alternativos na máquina que você utiliza para acessar a Web!

Para realizar a alteração é necessário algum conhecimento técnico, entretanto, com um pouco de paciência e atenção, é possível alcançar sucesso! Siga os passos abaixo cuidadosamente, mas se por acaso não se sentir à vontade com os procedimentos descritos, procure o auxílio de alguém que possa ajudá-lo!

1 - Abra o Painel de Controle do Windows.

2 - Localize o item CONEXÕES DE REDE.

3 - Na janela seguinte, localize a sua conexão de rede e clique com o botão direito do mouse. Na janela de contexto, selecione PROPRIEDADES.

4 - Na janela que é aberta, localize PROTOCOLO TCP/IP. Dê um duplo clique.

5 - Na janela seguinte, clique no botão AVANÇADO.

6 - Na próxima tela, selecione a aba DNS.

7 - Para incluir os DNS, clique o botão ADICIONAR. Este processo irá se repetir para cada um dos endereços que iremos adicionar a seguir:

  • 208.67.222.222 (OpenDNS) Recomendado
  • 208.67.220.220 (OpenDNS) Recomendado
  • 200.221.11.100 (UOL)
  • 200.221.11.101 (UOL)
  • 200.225.157.104 (SuperIG)
  • 200.225.157.105 (SuperIG)

8 - Uma vez que tenha incluído todos estes endereços, basta clicar em OK em todas as janelas que foram abertas.

9 - Poderá haver alguma oscilação inicial no serviço até que o Windows altere as configurações de rede.

Para procedimentos adicionais de configuração através do OpenDNS, acesse o link abaixo e siga os passos: https://www.opendns.com/start/

Como dissemos anteriormente, esta é uma solução paleativa e, resolverá caso seus problemas de uso da Web estejam relacionados aos DNS's da Telefônica. Porém caso haja outro problema - caso não raro quando se trata da Telefônica - então essas alterações não serão a solução!

Boa sorte!