A presença da Internet sob as suas mais diversas manifestações (e-mail, FTP, RSS, sites, etc), está arraigada na vida das pessoas e empresas de maneira irreversível. O horizonte aponta para um desenvolvimento e uma dependência ainda maior e sem precedentes quando comparado a qualquer advento criado pelo homem.
Todavia, não são só maravilhas que a rede mundial tem a oferecer. Existem perigos e problemas, os quais vem sendo estudados por especialistas no assunto e pelas empresas que controlam e ajudam a fazer da Internet, o que ela é. Uma das questões mais importantes e desafiadoras deste cenário, é o uso consciente e correto do e-mail. É disso que este artigo trata, já que parte significativa do tráfego mundial de dados pela Internet, é gerado pelo envio e recebimento de mensagens eletrônicas.
As questões mais críticas relacionadas ao e-mail, são:
- SPAM – As pesquisas mais recentes apontam que atualmente mais de 90% do volume de e-mails circulando na rede, sejam spam. Não há regulação por parte do governo ou legislação específica a respeito no Brasil, entretanto, boa parte das empresas adotam o CAPEM (http://www.capem.org.br). A Origiweb é uma das empresas que adota o CAPEM como parâmetro para o controle e definição do SPAM circulante em nossos servidores.
- E-mail em massa – Muitas vezes confundido com SPAM, este tipo caracteriza-se pelo envio de grandes volumes de mensagens, normalmente com o mesmo conteúdo. Exemplo de envios em massa, são newsletters. O grande problema deste tipo de envio, é a maneira que é feito:
- Muitas vezes envias-se uma mensagem endereçada para múltiplos destinatários, acarretando vários problemas:
- Em servidores compartilhados, cria-se uma fila de mensagens no serviço de e-mail, fazendo com que os demais usuários tenham a entrega de suas mensagens atrasadas.
- Comprometimento do sigilo e privacidade dos destinatários, já que muitas vezes um destinatário tem o seu endereço divulgado para os demais, o que nem sempre é de seu desejo ou interesse.
- Se um destinatário resolver responder usando o comando errado (responder para todos), cria-se um tráfego desnecessário e mensagens inúteis para quem as recebe.
- Divulgação de endereços de e-mail para pessoas cuja responsabilidade sobre os mesmos, não se pode assegurar, acarretando conseqüências que podem ser bastante negativas.
- O envio sem preocupar-se com o direito do destinatário em poder interromper o envio. Isso pode caracterizar a mensagem como SPAM.
- Não há preocupação em distribuir o envio ao longo de um período de tempo ou fazê-lo em horários de menor demanda, provocando assim uma queda no desempenho do serviço de e-mail, bem como do servidor de uma maneira geral.
- Um tipo de envio em massa que é feito de maneira muitas vezes inconsciente, são as populares “correntes” e similares. É habitual abrirmos o gerenciador de e-mails pela manhã e encontrarmos na caixa de entrada correntes, “promoções” do tipo “encaminhe para todos os seus contatos”, petições públicas / abaixo assinados virtuais, divulgação de golpes, sendo que estes últimos são na maior parte dos casos, hoax (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hoax). Não é preciso dizer o quanto isso prejudica o tráfego de dados com mensagens que na verdade nem deveriam circular na rede e muito menos ser disseminadas pelos destinatários.
- Questões éticas e controvertidas também estão freqüentemente relacionadas como um dos problemas enfrentados quando o assunto é e-mail:
- Há empresas que fazem um controle rígido do que é enviado / recebido pelos colaboradores, usando contas de e-mail da empresa. O assunto é controvertido, já que questiona-se o direito do empregador em abrir o sigilo pessoal dos empregados. Há amparo legal, fundamentado em jurisprudência, já que muitas vezes o que se alega é que mensagem eletrônica de e-mail empresarial contém informações que podem representar perdas ou ganhos econômicos importantes.
- Na mesma linha do item anterior, o conteúdo enviado é motivo de discussão. Pode ou deve a conta de e-mail de uma empresa servir para envio de piadas, fotos, convites de redes sociais e outras amenidades de caráter pessoal? Os que defendem a proibição, alegam que é tão procedente o uso do e-mail para assuntos de caráter pessoal, quanto ler uma revista ou assistir televisão no computador em pleno expediente.
- Preocupação com a segurança é outro aspecto que deve ser levado muito a sério:
- É tão importante a questão, que já publicamos um artigo especialmente dedicado ao assunto - http://blog.origiweb.com.br/cuidado-com-o-que-recebe-por-e-mail/
- Senhas fracas (12345, admin, teste, qwerty, …). Uma recente pesquisa apontou dados alarmantes, entre eles, que a senha mais usada no mundo, é 123456. Uma conta que use uma senha como esta, é invadida sem trabalho algum.
- Senhas consideradas “fortes”, devem ter pelo menos 8 caracteres, combinando letras, números e caracteres especiais (@#$%&*{}…). Lembrando que o sistema é case sensitive, ou seja, diferencia maiúsculas e minúsculas.
- Evite usar a mesma senha para várias contas ou para diversos fins (e-mail, cPanel, login no sistema operacional, etc). Se o invasor conseguir acesso a senha em uma condição como esta, conseguirá produzir um estrago muito maior. Alterar com certa periodicidade senhas mais importantes, como por exemplo, do cPanel, é recomendável.
- Recomenda-se sempre ter uma conta de e-mail para casos em que não tem a certeza de que o conteúdo que trafegará por ela é seguro ou se a mesma pode ser usada para fins menos “honestos”, como por exemplo, receber SPAM. A conta de e-mail que usa com mais freqüência, só deve ser fornecida para pessoas / empresas as quais você tem certeza que a usarão com correção e ética.
Portanto, se ao fim desta leitura, você pode afirmar que tudo o que foi tratado aqui você já segue ou adota para si, parabéns! Você faz um uso consciente e adequado desta ferramenta maravilhosa que é o e-mail. Se não, então é importante refletir e reavaliar o uso que está fazendo.